6 de jun. de 2013

Tutorial: Como Se Tornar Um Nerd

Lambda Lambda Lambda, peps! 
Esse é um post que venho querendo fazer a algum tempo, desde que ser nerd virou moda e inventaram o bullying pra proteger os pobres usuários de óculos e retraídos sociais dos tão temíveis populares
E também desde que virou moda usar óculos ridículos, ainda mais ridículos quando não são necessários, estilo retrô. 
Antigamente, nos idos anos 80, minha época de adolescente era uma verdadeira merda por ser nerd. Não era apenas feio, era socialmente inaceitável. Hoje, virou modinha, nas escolas, nas redes sociais, nas faculdades. Até jovens adultos resolveram, vai saber em nome do quê, serem os nerds que não foram quando tiveram chance, porque estavam ocupados demais sendo populares.




Acho que isso é a melhor inversão de valores que jamais existiu ou jamais existirá no mundo! É como um sonho estilo vingança que você jamais acreditou que pudesse se realizar; porque isso, minha gente, é um sonho nerd desde que o mundo é mundo!

Fenômeno social moderno: garotos nerds valorizados por sua inteligência

Fenômeno social moderno: garotas nerds descobrindo que ser bonita nem sempre quer dizer ser burra

Se você quer se tornar um nerd dos vídeo games, sinto não poder te ajudar. Nunca joguei nada na vida a não ser Guitar Hero, apesar de morrer de vontade de jogar WW (Word of Warcraft). O que posso te ajudar é ser um nerd na leitura e um pouco nerd dos filmes (sim, existem vários tipos de nerds!). E olhe lá, tem gente que nasceu pra ver Big Brother e A Fazenda. 
Pra isso, você pode fazer um teste simples: assista qualquer episódio de The Bing Bang Theory. Se você sentir vontade de rir COM os personagens (em especial com o Sheldon), você pode ter alguma esperança de ser um nerd. Se você sentir vontade de rir DOS personagens, desista: você é um popular
Essa é a lição n°1, e também o nosso primeiro teste:



Se você passou, ótimo! Parabéns e bem vindos ao mundo dos geeks! =)
Agora vamos trabalhar a mente, e é aí meus caros, que vem a parte difícil. Você deve se interessar ou aprofundar seu interesse em algum estilo literário, já que estamos falando de nerds literários aqui. Seja ele qual for: poesia, literatura brasileira, clássicos, literatura moderna... existem várias opções! Se aprofunde, leia sobre ela, pesquise sobre ela, assista vídeos e tudo que puder existir a respeito. Isso é uma das definições de ser nerd: conhecer profundamente sobre um tema.
A outra parte, e não menos importante, é ir na contra mão das modinhas (o que torna mais terrível a ironia de que ser nerd é uma modinha atual!!). Algumas leis gerais só pra você ter uma ideia:
1 - Jamais assistir a programas populares, de baixo índice de recrutamento de neurônios, estilo reality shows, programas de auditório com testes de DNA ou perguntas estúpidas, programas que explorem a desgraça alheia, qualquer tipo de jornalismo parcial e incompleto... Como você pode perceber, assistir televisão é uma luta. Eu na verdade só assisto desenhos. 
2 - Melhore seu vocabulário. Qualquer aspirante a nerd que fale ou escreva "menas", "poblema", "imbigo" (ai!), agente quando quer dizer a gente ou qualquer erro similar, estará automaticamente desmascarado. Ainda mais se for um nerd literário, que é o nosso objetivo aqui! Leia o dicionário inteiro se for preciso. Baixe apostilas na internet, tire da estante aquele velho livro da escola. Não vá me envergonhar!! 
3 - Não comece uma discussão sem argumentos. Nerd's raramente perdem uma discussão, porque tem um conhecimento amplo sobre o assunto, e preferem abrir a boca quando sabem do que estão falando. Se não conhece o tema, aproveite o assunto e pergunte, abra a sua mente, arquive fatos para pesquisar depois. Mas não afirme nada que não possa ser refutado!
4 - Nerd's preferem se ater em fatos, não em boatos ou achismo. Não existe isso de "fé" no mundo verdadeiramente nerd! E não estou me referindo a religião! Trazendo um exemplo para um nerd literário: se sai um spoiler de um livro muito aguardado, os amantes da leitura entram em pânico, começam o muro das lamentações no facebook, postam vídeos praticamente arrancando os cabelos. Nós, nerds literários, pesquisamos. Tentamos encontrar uma fonte mais próxima possível, preferencialmente o blog ou página do autor, ou da editora. Se o spoiler for comprovado, nós também entramos em pânico, mas argumentamos com base na história do livro, na trama, e não do tipo "mas aquele personagem é tão lindo, não pode morrer, blá blá blá". Se o personagem é bonito, mas irrelevante na trama, que morra; nós entendemos isso. (Isso não vale para As Crônicas de Gelo e Fogo, mas isso eu explico outra hora. E ai de vocês se me vierem com "você viu o casamento vermelho?", porque é fato, estava lá no livro, eu e todos os que leram sabíamos perfeitamente o que ia acontecer. Se você tem preguiça de ler 800 páginas a culpa não é minha!!)
5 - Algumas coisas são meio que obrigatórias no mundo nerd literário, ou pelo menos altamente recomendadas. Algumas delas: assistir Star Wars, Star Trek,  Matrix (sim, e todos, preferencialmente!), A Revolta dos Nerd's, E.T, Inteligencia Artificial, De Volta Para o Futuro, O Exterminador do Futuro, Alien, O Senhor dos Anéis (recomendo o uso de energéticos se for ver todos os filmes em um só dia), Death Note (sim, a adaptação japonesa, e dê graças aos Deuses por isso!), Uma Mente Brilhante, Piratas do Vale do Silício (ótimo pra quem não entende do mundo nerd, altamente recomendado, até como um dos primeiros da sua lista; mas quanto a achá-lo, boa sorte com isso!), Indiana Jones (qualquer um serve, apesar de pessoalmente não gostar dos dois últimos), Planeta dos Macacos, algumas séries tipo The Big Bang Theory, filmes de HQs tipo Homem Aranha ou Batman... e por aí vai. 
Obs.: Antes que me insultem por causa dessa lista, quero deixar bem claro que esses são os filmes que eu considero necessários pra introduzir um popular no mundo nerd, para que eles tenham pelo menos uma noção do que a grande maioria dos nerds assistem. Não, eu não concordo com Tron (achei o filme uma bosta, e sim, eu assisti) e nem com Resident Evil porque estamos falando de nerds literários. Achei que poderia citar Akiro (que é um puta clássico!) mas como é anime muitos olhariam torto, então decidi parar por aqui mesmo. Quem tiver mais sugestões, sintam-se livres para comentar!
6 - Altamente obrigatório... ops, quer dizer, recomendados, os livros: todos do Sherlock Homes que puder encontrar, todos do Charles Dickens (em especial As Aventuras do Senhor Pickwick, Oliver Twist e Grandes Esperanças), todos do Edgar Allan Poe que conseguir encontrar, todos os de Liev Tostoi que conseguir (comece por Anna Karenina e entenda o que eu estou falando), Volta Ao Mundo em 80 Dias de Júlio Verne, Ilíada e Odisseia de Homero (hahaha boa sorte!), Don Quixote de Cervantes (Cervantes é o autor, não o sobrenome de Don Quixote!!), O Corcunda de Notre Dame e Os Miseráveis de Victor Hugo, Os Três Mosqueteiros e O Conde de Monte Cristo de Alexandre Dumas, O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wide, O Grande Gastby de Scott Fitzgerald, Orgulho e Preconceito de Jane Austen (sim, mesmo se for menino tem que ler!!), As Crônicas Vampirescas de Anne Rice (sim, na minha opinião As Bruxas de Mayfair estão incluídas, portanto leia todos; são pouco mais de 20 livros, larga de preguiça!). Não acabou, esses foram alguns dos clássicos. Da literatura moderna, comece com O Diário de Anne Frank, O Senhor dos Anéis, O Guia do Mochileiro das Galáxias, Harry Potter, Percy Jackson, As Cronicas de Gelo e Fogo, A Crônica do Matador do Rei (o terceiro livro dessa trilogia ainda não saiu muito menos a continuação das Crônicas de Gelo e Fogo; estou introduzindo você a mais um aspecto relevante da vida do nerd da literatura: o lançamento da continuação da saga/trilogia e o pânico que o autor morra antes da conclusão da obra. George R. R. Martim, pelamor da Diva!! Fica firme!!), Jogos Vorazes, Rangers - A Ordem dos Arqueiros (são 11 livros e ainda falta a continuação, que ainda não saiu), Mundo de Tinta, e quaisquer outros que você gostar.


Leis dos Nerds Literários:


  1. Jamais ter preguiça de ler, seja o que for, e de pesquisar.
  2. Curiosidade sobre todos os assuntos.
  3. JAMAIS JULGAR UM FILME PELO LIVRO, SEMPRE LER O LIVRO ANTES DE VER O FILME!!
  4. Conhecer vários estilos literários, mesmo tendo suas preferências.
  5. Dispensar tudo que não seja útil e/ou relevante em termos de leitura, como por exemplo boatos e escândalos de atores, vidas de ex participante de reality show, etc.
  6. Falar, escrever e ler o mais corretamente possível, dentro das suas limitações.
  7. Se habituar a não ter com quem conversar a respeito de livros.
  8. Se enfurecer com comentários modinha de hereges que denigrem sua trilogia favorita apenas por causa da difamação daquele vogler famoso, e nunca sequer ter se dado ao trabalho de ler o livro.
  9. Deixar de frequentar eventos sociais por conveniência aos amigos para ler, e ser insultada por isso.
  10. Se cansar de ter que explicar as piadas nerds para os que não entendem.
Bom, essa é a sua iniciação ao mundo nerd. Seja bem vindo!
Pra se divertir (sim, nerds também se divertem!) super recomendo esses dois vídeos:


Documentário GNT: A Revolução dos Nerd's



NerdOffice: Top 10 Overactor (mostrando que mais que assistir um filme, os nerd o analisam:




p.s¹: Não entrei no mérito da "denominação nerd", a respeito do significado de nerd, geeks e afins. Nem pretendo entrar. Caso esteja interessado, pesquise! Pode começar nesse link.

p.s²: Não cometa a besteira de achar que apenas citando nomes vai conseguir se passar por aquele nerd descolado. Em primeiro lugar, nerds não são descolados. Em segundo, porque inevitavelmente irá surgir uma pergunta, e você não saberá responder. Tipo o 'oi' do Spock, de Star Trek, muito usado entre os verdadeiros nerds e os aspirantes. E se alguém te perguntar o que significa? Já pensou a vergonha?! Mas caso você queira saber, como sou uma nerd muito gentil, já fiz a pesquisa e te conto: essa é a sagrada saudação vulcana. Spock, na série Star Trek, é da raça dos vulcanos. Trata-se do símbolo da primeira letra (ou item) do alfabeto hebraico, chamado Shin. O ator Leonard Nimoy, nosso eterno Spock, era de uma família judaica ortodoxa. Em uma das bençãos, o rabino de sua sinagoga fez o gesto com uma das mãos e Nimoy guardou aquilo. Antes das gravações de Star Trek, os roteiristas pediram a ele para dar algum traço cultural aos nascidos no planeta Vulcan, terra natal de Spock. O ator sugeriu então a saudação feita pelo rabino, que na história seria equivalente ao aperto de mãos dos humanos.
Aqui tem o vídeo com o próprio Nimoy explicando a saudação vulcana, em uma convenção Star Trek que aconteceu no Brasil:


Deu pra entender? No mundo nerd, nada é tão simples quanto parece! Aproveitando o Oi do Spock, vou aproveitar pra dar tchau! Até a próxima, futuros nerds!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...