27 de jan. de 2014

Dieta Dukan X Dieta Low Carb

Oi queridos e queridas! Tudo bem com vocês? Como está o ânimo pra esse comecinho de semana? A segunda-feira aqui começou no maior pique, comecei um novo programa de exercício físico pra emagrecer; prometo que venho contar tudo! Mas hoje eu vim falar sobre a diferença das dietas Dukan e Low Carb (baixo carboidrato), porque as diferenças são poucas mas existem! E porque eu optei pela Low Carb. Ah também vim contar meu saldo de quilos perdidos até agora! =)
Vem comigo e vamos começar essa semana com tudo!

Resolvi fazer esse post porque lendo as postagens sobre a Dukan, percebi que ficou faltando duas coisas: uma foi o resultado, e outra é o resumo da obra, por assim dizer, que vou deixar pra outro post. 

Hoje vou direto ao que interessa: o peso!
Quem acompanha o blog sabe que comecei a Dukan em 19/08/2013. Já estava fazendo RA (reeducação alimentar) há um ano e até então tinha perdido 15 kg - passei dos 84 para os 69. Um ótimo resultado, mas ainda muito peso pra mim, que tenho míseros 1,64 m (aai nem acredito que to postando minha altura, aff! Hahaha). Meu peso ideal é entre 55 e 65 kg, e meu objetivo desde o início de 2013 é chegar aos 60-62 kg. 
Na época em que comecei a Dukan, mesmo fazendo AF (atividade física) intensa e RA, não conseguia sair dos 69 kg e isso me frustrava muito. Li sobre a Dukan vários dias antes de decidir fazer, mas a situação era crítica - uma guerra mesmo - e resolvi tentar.
A Dukan é sim uma dieta restritiva, que retira praticamente todo o carboidrato do seu cardápio. Tive fraqueza e dor de cabeça nos dois primeiros dias da Fase de Ataque. Mas nunca, com nenhuma outra dieta e nem mesmo com AF + RA, conseguir diminuir tanto meu peso E minhas medidas:

Apesar disso, a Dukan teve três principais pontos que me fizeram passar para a dieta low carb, dentro do sistema de reeducação alimentar:


  • Não poder fazer exercícios aeróbicos intensos. No livro o Dr. Dukan deixa bem claro que uma caminhada diária de 20 a 30 minutos é obrigatória para um resultado satisfatório, porém ele não recomenda de forma alguma atividade física intensa, em especial aeróbica e na fase de ataque. Mesmo na segunda fase (Cruzeiro) seria bem difícil malhar como eu malhava, e eu sentia muita falta, muita mesmo! Pior: sentia que estava perdendo musculatura e definição muscular - a pouca que eu tinha.
  • Cardápio repetitivo. Isso já é mais coisa da minha cabeça, mas no 15º dia de fase Cruzeiro eu já estava achando tudo com o mesmo gosto. A limitação de verduras no começo foi um horror, mas na segunda fase não ajudou muito, porque na maior parte dos dias da semana é de PP (proteína pura). Pra quem gosta de carne, é a dieta mais fácil de seguir do mundo. O problema é que eu nunca fui muito fã! Isso somado ao fato de que eu detesto aveia, quem já fez a Dukan sabe que esses 21 dias foram muito, mas muito sofridos. Sem contar a falta das frutas que eu sentia!!
  • Sensação de fraqueza. Como eu não gosto muito de carne, minhas porções eram pequenas - o próprio Dr. Dukan alerta no livro que não se deve diminuir as porções e comer quantas vezes quiser. O problema é que eu não conseguia e passava o dia a base de frios (mussarela, presunto e peito de peru light). Não passei fome em momento algum! Mas aquela sensação de fraqueza não me abandonava. E como já tenho o metabolismo lento, agravado pelo fato de não fazer exercício, a sonolência dos primeiros dias diminuiu bastante, mas nunca me abandonou durante a Dukan.
Por isso, peguei aquele cardápio de gaveta da nutricionista e diminui 75% dos carboidratos. Assim como na Dukan, ela não tem quase nenhuma fonte de gordura - todos os alimentos devem ser light e carnes e os queijos devem ser magros. Iogurte e requeijão desnatados, tudo como na Dukan. Mas tem duas pequenas diferenças, que pra mim são a chave do sucesso da reeducação low carb: ela permite fonte de carboidrato integral e libera uma a duas porções de fruta por dia. Pode parecer pouco, mas pra quem pega 45 kg no exercícios de quadríceps e quase 70 no legg press, comer uma barra de cereal antes do treino faz a mega diferença. Outro detalhe importante é que eu suplementava com whey protein, que contém carboidrato (embora pouco, principalmente a isolada, mas eu usava a "normal" mesmo), o que era proibido na Dukan.
Apesar disso, em relação ao peso não faz tanta diferença pra mim a dieta low carb ou a Dukan, e eu vou mostrar porque:

Na dieta Dukan fiz apenas caminhada em jejum 2 vezes na semana e em 21 dias, eliminei 1,7 kg (tinha chegado aos 66,5; mas no dia 08/09/13 minha pesagem foi de 67,3 kg)

Na reeducação low carb, caminhando de 3 a 4 vezes na semana (e olha que jaquei feio hein!!), do dia 07/01/2014 a 25/01/2014 (ou seja, em 25 dias), eliminei 1,8 kg.

Achei muito pouco a diferença, em comparação à dificuldade: a dieta low carb é muito, muito mais fácil de seguir!! Posso malhar o quanto der conta, comer minha banana ou minha barra de cereal no pré treino e não tive jamais dor de cabeça e/ou fraqueza. Poderia tomar até whey protein, se tivesse condi$ões! E certamente estou tomando minha cafeína sagradamente.
Não estou querendo dizer que a Dukan não funciona, muito pelo contrário, mostrei novamente pra vocês que consegui chegar ao menor peso que já cheguei. O que eu percebi é que em relação a quantidade de peso eliminado, tanto faz uma como a outra; mas que a reeducação low carb pra mim é infinitamente mais fácil de seguir. Depois de sofrer tanto naqueles 21 dias da Dukan não posso dizer que não tenha ficado chocada! E meio irritada também... rsrs.
Esse é apenas um relato da minha experiência, que obviamente, varia muito de pessoa para pessoa. Achei válido relatar por que imagino que, assim como eu, muitas pessoas se sentem um pouco confusa com a quantidade de dietas e programas alimentares disponíveis, ainda mais quando são tão parecidos, como a Low Carb e a Dukan.
E vocês, tiveram experiências parecidas? Me contem tu-di-nho nos comentários, tô me sentindo a estranha com essa variação toda! Hahaha.
Bjos e até a próxima =)

p.s: Só pra mostrar pra vocês que meu peso hoje foi de:


(Desculpem pela falta de qualidade da foto, esqueci de tirar a foto na hora e tirei 
depois da memória da balança, já estava a noite e a camera do cel é bem ruim):


...e que o saldo atual é:

  • Desde o início da dieta: 84 kg (15/02/2013) - 71 kg = - 13 kg

  • Desde que voltei do "hiato": 74 kg (08/01/2014) - 71 (27/01/2014 - 21 dias) = - 3 kg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...