31 de out. de 2012

Como Arrumar a Mesa - Jantar "Formal"

Oi meus queridos visitantes e seguidores do blog! Tudo bem com vocês?
Vim trazer uma super dica pra quem tem uma data especial para comemorar com a família, com amigos ou com sua cara metade. 
Está sem inspiração? Calma que a Mari tem um jeitinho! 
Uma ideia Boa, Bonita & Barata é um jantar em casa, onde você pode montar o cardápio de acordo com seu orçamento; mas para dar o ar de celebração nada com um UP! como uma mesa montada em estilo formal e claro, uma decoração simples. 
Quer saber como? Vem comigo!

Vamos começar com o básico que é a organização da mesa:


01 – Guardanapo
02 – Garfo de Salada
03 – Garfo do prato principal
04 – Sousplat*
05 – Prato Raso
06 – Prato Fundo
07 – Faca do prato principal
08 – Faca da salada
09 – Colher para sopa (se houver)
10 – Prato do Pão
11 – Faca para o pão
12 – Colher de sobremesa
13 – Garfo para sobremesa
14 – Taça para Água
15 – Taça para vinho Tinto
16 – Taça para Vinho Branco
17 – Taça para Espumante

Vi em alguns sites essa mesma organização com muito poucas variáveis, mas claro que isto é só uma sugestão, pois no lugar das taças pode-se colocar copos, usar um número menor de talheres, ou seja, você pode compor a mesa do jeito que for possível com seus materiais; levando em conta o cardápio que você irá servir.
Eu utilizo apenas dois garfos, guardanapo, uma faca, uma colher, uma taça para vinho, outra para água (que eu faço a blasfêmia de usar para o refrigerante), o prato raso, o prato fundo, o souplat (que eu acho chiquérrimo :), e a colher para a sobremesa. Acho mais simples assim e me sinto mais confortável,devo confessar que sou plebéia e sempre me perco com essas mesas com vááários talheres e taças. Também vendo pelo lado financeiro, quanto menos itens você utilizar, menos vai gastar.
Vou deixar um tutorial aqui para você fazer o sousplat em casa (porque verdade seja dita, nunca usamos ele no dia a dia) e outro para ensinar a fazer o laço utilizado no lenço e as dobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...