23 de jan. de 2014

Receita - Bolo Integral (& Diet) de Banana

Oooii queridos visitantes e seguidores! 
Estou meio triste, hoje não deu pra ir caminhar, a chuva não deixou! Justo agora que eu estava conseguindo aumentar o ritmo, ontem consegui correr 1,5 km \o/ . O importante é não desanimar! O plano é dormir cedo pra acordar de manhã e partir pro exercício em jejum.
Hoje vim trazer mais uma receitinha deliciosa, com certeza faz parte da minha lista TOP 10 de receitas fit: é levíssima, rápida e super prática de fazer!
Quer saber como? Vem comigo que eu te conto!

Acho que todo mundo concorda que a maior falta que todos nós sentimos é a do doce; principalmente após as refeições ou até mesmo em um finalzinho de tarde. Eu sempre busco essas receitas, porque me salvam - e muito! -  de jacas por ânsia de doces.
Essa eu achei na internet, achei interessante e resolvi testar, claro que fazendo algumas adaptações né! Hahaha. Ela fica com uma consistência bem fofa e bem leve, algo entre um bolo pão de ló e uma torta. É super simples de fazer e eu aconselho a todos e a cada um em particular que experimentem, porque eu sei que vão adorar!
Vamos a receita:

Ingredientes:

  • 6 bananas prata ou 3 bananas nanicas ou 4 maçãs médias (eu só faço com a banana nanica, porque é minha preferida, mas ainda quero experimentar o de maçã, aí conto como ficou, ok?)
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de leite desnatado (eu uso uma inteira, não muito cheia)
  • 1/2 xícara de óleo de girassol (eu uso óleo de coco, fica uma delícia!)
  • 2 xícaras de açúcar mascavo (ou 1 xícara de adoçante culinário em pó)
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de farinha de aveia
      • Nesse caso eu faço toda a receita com uma dessas farinhas, ou substituo uma por outra ou por farinha de banana ou aveia em flocos finos, fica ótimo qualquer uma delas
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • Opcional: 1 colher de sopa de essência de baunilha
Modo de Preparo

  • Essa pra mim é a melhor parte de fazer esse bolo: ele é super prático! Basta bater no liquidificador 1 banana prata (ou meia nanica ou uma maçã), os ovos, o leite e o óleo (e também a essência, caso queira; eu aconselho, dá um up no sabor!). Eu deixo bater de 2 a 4 minutos, até ficar bem homogêneo. Reserve e já pré-aqueça o forno.
(A anta aqui esqueceu de tirar a foto antes de fazer o passo abaixo, 
só coloquei essa pra vocês verem que fica bem líquido e bem homogêneo :)

  • Em uma vasilha grande coloque as farinhas e vá acrescentando a mistura do liquidificador aos poucos, mexendo bastante. Ou, se quiser mais praticidade, faça como eu e use a batedeira em velocidade alta por 5 minutos. Desligue a batedeira (ou pare de mexer, se estiver fazendo à mão) e misture o fermento em pó, mexendo delicadamente até incorporar na massa.
    Use o restinho do óleo que ficou na xícara para espalhar em uma forma anti aderente (com o auxílio de um pincel ou papel toalha) ou, se não tiver uma forma antiaderente em casa, utilize uma colher de chá de margarina light para untar. Em seguida enfarinhe e vá montando o bolo:
    Uma camada de massa bem fina;
    Uma camada com metade das bananas (ou das maçãs) picada em rodelas;
    O restante da massa;

    O restante da banana (ou maçã) por cima para decorar:
  • Leve ao forno a 180 º C por mais ou menos 30 minutos. Fique de olho! A massa é bem fininha e fácil de queimar. O ponto ideal é quando espetarmos um garfo e ele sair limpo, e o bolo ficar douradinho por cima. Depois é só servir e se deliciar ;)

ATENÇÃO: Meninas e meninos fitness do meu : a receita é uma delícia e é diet, mas não é nem de longe low carb, ok? Então nada de esbanjar! Esse pedaço da foto equivale a mais ou menos uma porção, e conta como o carboidrato do dia ou da refeição, conforme a sua dieta. Se for comer de sobremesa, nada de carbo na refeição, ok? 

Se vocês fizerem não se esqueçam de me contar como ficou aqui nos comentários ou enviar o link caso tenha seu blog/site, estou doida pra saber o que vocês acharam!
Bjos e até a próxima :)

Um comentário:

  1. Mari du céu! PArece delicioso! Não sei se é a proximidade com a hora do almoço.. mas fiquei babando aqui! hahah

    Beijos e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...